Identidade e diáspora: reflexões sobre o processo de deslocamento e de redefinição identitária vivido por estudantes africanos que migram para o Brasil
Resumo
As intenções analíticas desse estudo circunscrevem a exigência de tecer teórica e criticamente a relação existente entre identidade e diáspora. Trata-se, portanto, de um esforço conceitual e reflexivo, na tentativa de identificar rupturas, desconstruções e reconstruções da categoria identidade no âmbito das ciências sociais e humanas, relacionando-a com os processos de diáspora vivenciados por estudantes de origem africana. Para isso, tomou-se como quadro de referência teórico-metodológica o “Campo dos Estudos Culturais”, caracterizado por Stuart Hall (2003) como campo de estudo inacabado e em permanente redefinição. A rigor, o entendimento de uma “identidade móvel” é assumido aqui como chave analítica, capaz de abrir vias investigativas para pensar o chamado processo “diaspórico” vivenciado por jovens estudantes africanos, que migram para o Brasil em busca de melhores condições de vida. Nessa discussão, o debate em torno das identidades contemporâneas é percebido sob um duplo aspecto: de um lado, assume-se a questão das identidades como pauta das agendas políticas do tempo presente; de outro, critica-se a existência de uma identidade fixa, originária e essencialista, partindo-se da ideia de que outra construção categorial começa a se delinear. O desafio é, pois, levantar pontos para consubstanciar essa análise, em busca de aprofundar e acirrar o debate sobre os deslocamentos, fluxos migratórios e processos de diáspora vivenciados no tempo presente por jovens africanos.
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