Contribuições dos estudos em memória e representações sociais para compreensão de uma história em curso

  • Roney Gusmão do Carmo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ana Elizabeth Santos Alves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Palavras-chave: Memória, representações sociais, presente contínuo

Resumo

O presente texto pretende esquadrinhar os debates em torno da memória, considerando as contribuições dessas análises para o entendimento da relação estabelecida entre os sujeitos e seu espaço social. A dialética das relações sociais é parte dessa reflexão à medida que se tem a possibilidade de entender homens e mulheres como parte constituinte de uma história em curso e, portanto, capazes de herdarem significados construídos historicamente. A memória, aqui entendida como representação do passado, faz transitar valores elaborados sob determinadas condições concretas e, como tal, estabelecem com o hoje uma relação de mútua construção, fato que robustece a percepção de que os sujeitos estão inscritos num presente contínuo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roney Gusmão do Carmo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Graduado em Geografia pela UESB, também mestre em memória e doutorando em Memória: Linguagem e Sociedade pela mesma instituição. Atualmente leciona na rede estadual de educação para o ensino médio no Estado da Bahia e como professor de filosofia na Faculdade de Tecnologia e Ciência - FTC.
Ana Elizabeth Santos Alves, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Doutora em educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA; professora do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas - DFCH da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e professora do Programa de Pós Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade na UESB.
Publicado
2013-09-13
Como Citar
Carmo, R. G. do, & Alves, A. E. S. (2013). Contribuições dos estudos em memória e representações sociais para compreensão de uma história em curso. Revista Espaço Acadêmico, 13(149), 43-50. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/20162