O esvaziamento da dimensão política da justiça nas teorias de Rawls e Habermas

  • Vera Lucia da Silva Doutoranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista CNPq.
Palavras-chave: Teorias de justiça, justiça equitativa, justiça procedimental

Resumo

O presente artigo tem por objetivo questionar os termos e a existência do debate contemporâneo sobre Justiça na Filosofia do Direito. Para tanto, foram apresentadas duas diferentes interpretações atuais sobre o conceito de Justiça – justiça equitativa ou substantiva e justiça procedimental. Cada qual dessas vertentes tem seus próprios pressupostos teóricos e se pretendem divergentes. A questão é verificar se de fato há alguma oposição entre essas vertentes teóricas. Cabe discutir se a presença de elementos metafísicos na fundamentação dessas teorias autoriza deduzir um esvaziamento político do conceito de justiça. Nesse caso, o debate sobre Justiça na Filosofia do Direito sucumbiu à harmonização das soluções aceitas, sendo somente viável a discussão dos pressupostos considerados e avaliados por cada teoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lucia da Silva, Doutoranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista CNPq.
Graduada em Direito e Mestre em Filosofia e Teoria do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda em Direito pela mesma instituição, em período de Estágio no exterior na Vanderbilt University - EUA. Membro do Grupo de Pesquisa “Direitos Sociais e Sistemas de Justiça”. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Endereço eletrônico: vera.l.silva@vanderbilt.edu.
Publicado
2013-07-29
Como Citar
Silva, V. L. da. (2013). O esvaziamento da dimensão política da justiça nas teorias de Rawls e Habermas. Revista Espaço Acadêmico, 13(148), 49-56. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/20622