Kierkegaard e a existência possível

  • Roberto S. Kahlmeyer-Mertens Professor da Faculdade de Formação de Professores da UERJ – FFP-UERJ. Doutor em Filosofia formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.
Palavras-chave: Kierkegaard, filosofia da existência, existência, possibilidade

Resumo

Resumo:

A relação entre a existência e a possibilidade, objeto deste artigo, merece especial atenção quando se trata de Kierkegaard. Isso porque, estes dois conceitos ocupam papéis primordiais na filosofia do autor, constituindo, justamente, o ponto a partir do qual o pensador se distancia criticamente da tradição filosófica. Caracterizar sumariamente os conceitos de existência e possibilidade na filosofia de Kierkegaard, bem como ambientar o filósofo em sua época como um pensador da existência, para além do rótulo de “existencialista”, são nossos presentes objetivos.

 

Palavras-chave: Kierkegaard, filosofia da existência, existência, possibilidade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto S. Kahlmeyer-Mertens, Professor da Faculdade de Formação de Professores da UERJ – FFP-UERJ. Doutor em Filosofia formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.
Professor da Faculdade de Formação de Professores da UERJ – FFP-UERJ. Doutor em Filosofia formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.
Publicado
2013-05-08
Como Citar
Kahlmeyer-Mertens, R. S. (2013). Kierkegaard e a existência possível. Revista Espaço Acadêmico, 13(144), 01-05. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/20792