A construção da sociedade ocidental: disciplina, trabalho, tempo e o desenvolvimento da vida urbana

  • Carlos Eduardo Rodrigues UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ -UEM
  • Lidiani A. Macedo UEM
Palavras-chave: Cidade, Renascimento, Revolução Industrial, Trabalho, Tempo

Resumo

Este artigo está dividido em duas partes. Na primeira, o foco é o desenrolar da vida urbana nas cidades da época do Renascimento, sua política e cultura de valorização da vida urbana em detrimento a vida rural, cujas referências são procuradas na Antiguidade Clássica e não no Feudalismo. Em uma segunda parte o enfoque é o período conhecido como Revolução Industrial e como este modificou a sociedade do século XVIII, trazendo novas concepções de tempo que auxiliaram a disciplinar essa sociedade aos novos ritmos, de tarefas, de trabalho, de estudos e do dia a dia, ajudando a transformar uma sociedade basicamente agraria em citadina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Rodrigues, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ -UEM
Mestrando em História da Universidade Estadual de Maringá
Lidiani A. Macedo, UEM
Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), e especialista em Histórias das Religiões pela mesma Universidade.
Publicado
2013-12-18
Como Citar
Rodrigues, C. E., & Macedo, L. A. (2013). A construção da sociedade ocidental: disciplina, trabalho, tempo e o desenvolvimento da vida urbana. Revista Espaço Acadêmico, 13(152), 56-66. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/21014