Educação e modos de subjetivação no capitalismo contemporâneo: reflexões a partir de Zygmunt Bauman

  • Rafael Bianchi Silva Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Alonso Bezerra de Carvalho Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chave: Educação, Sociedade de Consumo, Zygmunt Bauman

Resumo

O artigo tem como objetivo fazer uma breve reflexão acerca da educação no contexto da sociedade de consumo a partir das análises da contemporaneidade realizadas pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman. É destacada a relação entre a instituição escolar e os discursos do mercado e consumo, que termina por construir práticas que retroalimentam as práticas e valores defendidos pelo capitalismo contemporâneo. Apontam-se também os efeitos gerados por essa relação na questão do ensino-aprendizagem e da formação de professores. Por fim, o artigo analisa os dilemas da escola atual em face da fragilização das relações humanas e o seu papel no enfrentamento das problemáticas apontadas.

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Biografia do Autor

Rafael Bianchi Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2004), em Pedagogia pela Faculdade Pitagoras (2012). Doutor em Educação (Unesp/Marília). Professor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM) .
Alonso Bezerra de Carvalho, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).
Publicado
2013-06-28
Como Citar
Silva, R. B., & Carvalho, A. B. de. (2013). Educação e modos de subjetivação no capitalismo contemporâneo: reflexões a partir de Zygmunt Bauman. Revista Espaço Acadêmico, 13(146), 20-26. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/21244
Seção
DOSSIÊ - CAPITALISMO & EDUCAÇÃO (Org.: Prof. Dr. Renato Nunes Bittencourt)