Música caipira ou música sertaneja? O jogo da contenção e absorção no século XX
Resumo
Esse artigo tem por finalidade mostrar o percurso da música sertaneja, de 1920 até a última década desse mesmo século, e seus percalços, através de influências culturais distintas. Assim podemos perceber que houve interferências culturais latino-americanas e estadunidenses. Por fim, veremos a sonoridade inaugurada por dois violeiros, Ivan Vilela e Paulo Freire, que buscaram a sofisticação da sonoridade caipira; nesse sentido esse texto terá como base o jogo dialético, na cultura popular, de absorção e contenção instaurado por alguns autores, sobretudo Stuart Hall. No entanto, a trajetória da música sertaneja no século XX não foi um encapsulamento total, pelo contrário, observaremos nessa exposição como o gênero foi reelaborado ao longo do tempo, apresentando um diálogo constante com ‘outras culturas’, e por fim explorar e viabilizar certo hibridismo dessa sonoridade.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.