A subjetividade na sociedade de consumo e suas mediações pela experiência virtual: múltiplos olhares

  • Jarbas Dametto Faculdade Anglicana de Tapejara-RS Universidade de Passo Fundo - UPF
Palavras-chave: Subjetividade, virtualização, consumo, olhar.

Resumo

Este artigo propõe um debate acerca das experiências subjetivas desenroladas na sociedade contemporânea, pautadas pelo imperativo do consumo e pela possibilidade de experiências virtuais amparadas pela mediação técnica amplamente difundida. Empreende-se esta análise através de autores dos campos sociológico e psicanalítico, visando traçar um panorama acerca das angústias e impasses típicos da experiência cotidiana da atualidade. Como ponto de conjunção entre a cultura consumista e a virtualização, evidencia-se o olhar, enquanto experiência ativa e passiva perpassada pelo desejo, que serve de veículo primordial para uma forma peculiar de troca subjetiva, que hoje vem ganhando tons mercantis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jarbas Dametto, Faculdade Anglicana de Tapejara-RS Universidade de Passo Fundo - UPF
Psicólogo, Mestre e doutorando em Educação pela Universidade de Passo Fundo . Professor da Universidade de Passo Fundo e da Faculdade Anglicana de Tapejara-RS.

 

Publicado
2013-10-23
Como Citar
Dametto, J. (2013). A subjetividade na sociedade de consumo e suas mediações pela experiência virtual: múltiplos olhares. Revista Espaço Acadêmico, 13(150), 75-83. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/21336