Domínio da Agenda e monopólio da representação durante a 4ª Conferência Nacional das Cidades
Resumo
Este artigo analisa a atuação do Fórum Nacional de Reforma Urbana - FNRU durante a 4º Conferência Nacional das Cidades, em particular durante o processo de escolha das entidades do segmento ONGs para compor o Conselho Nacional das Cidades. O artigo traz duas afirmações: a primeira é que a representação exercida por associações e movimentos sociais junto aos conselhos de políticas públicas no Brasil tem se configurado como um repertório central para a ação política destes; o segundo é que a atuação institucional das organizações da sociedade civil e o exercício de formas alternativas de representação não se traduzem imediatamente em uma maior democratização, mas apontam para novos desafios diante das complexas relações estabelecidas entre atores civis e políticos.
Downloads

- Sociograma Organizações Vinculadas ao FNRU
- Quadro 01. Distribuição de Vagas por Segmentos da Sociedade Civil no Conselho Nacional das Cidades.
- Distribuição de Conselheiros vinculados ao FNRU no Conselho Nacional das Cidades. Gestão – 2008/2010
- Quadro 03. Distribuição de Conselheiros vinculados ao FNRU no Conselho Nacional das Cidades. Gestão – 2011/2013
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.