A entrada da sociedade civil na prisão e a reintegração social

  • Ana Gabriela Mendes Braga UNESP (Universidade Estadual de São Paulo)
Palavras-chave: prisão, reintegração social, sociedade civil, voluntariado, criminologia

Resumo

O presente artigo tem como tema a relação da sociedade civil com a prisão. Trata-se de uma reflexão acerca de como a punição atinge o corpo social, e como se pode, a partir da sociedade buscar a reintegração social. A sociedade está intimamente ligada e implicada com a questão criminal, a carga emotiva inerente à punição mobiliza outras instituições sociais, e um público além do especializado. O objetivo deste artigo é analisar em que medida o cárcere e as pessoas encarceradas se relacionam com o mundo fora da prisão, e qual o papel que a ação social voluntária assume na dinâmica prisional-social. Ao final, serão apresentadas alguns autores fundamentais para a compreensão da temática estudada e será proposta uma síntese acerca do conceito de reintegração social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Gabriela Mendes Braga, UNESP (Universidade Estadual de São Paulo)
Doutora e mestre em Criminologia e Direito Penal pela Universidade de São Paulo; graduada em Direito pela mesma instituição. Realizou estágio doutoral junto ao Departamento de Antropologia da Universidad de Barcelona. Desde 2012, é professora em RDIDP da Faculdade de Ciênciais Humanas e Sociais da UNESP. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Aprisionamentos e Liberdades (NEPAL) e o projeto de Extensão CADEIA na Cadeia Feminina de Franca.
Publicado
2014-03-12
Como Citar
Braga, A. G. M. (2014). A entrada da sociedade civil na prisão e a reintegração social. Revista Espaço Acadêmico, 13(154), 71-81. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/21885