A potencialidade turística da festa de nossa senhora do pilar em Antonina, Paraná, Brasil
Resumo
Como contrapartida ao processo de globalização há uma crescente busca de destinos turísticos cuja oferta tenha como base as especificidades locais das comunidades receptoras. É neste contexto que o patrimônio local começa a ser apresentado ao visitante como atrativo diferenciado, atendendo assim as novas expectativas e exigências destes, que viajam em busca da autenticidade e de novas experiências. As festividades religiosas parte do patrimônio imaterial das comunidades, representam um destes atrativos, sendo que primeiramente cumprem um papel importante no fortalecimento das relações sociais, dos costumes, e colabora para perpetuar as tradições locais. Considerando crescimento do setor turismo religioso no Brasil este artigo aborda, a partir da pesquisa bibliográfica e documental, a festa de Nossa Senhora do Pilar, padroeira do município de Antonina, com o objetivo de enfatizar suas características de patrimônio imaterial dos antoninenses, bem como a potencialidade local para o turismo religioso. Observa-se que apesar da perpetuação desta festa, a mesma ainda não traz sustentação necessária ao turismo local, e a principal razão é a ausência de um planejamento e de infraestrutura de equipamentos e serviços turísticos.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.