A natureza dos processos históricos na Antropologia: o estudo da mudança cultural

  • Frederick Gomes Alves Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: eventos históricos, dinâmica social, culturas, teoria antropológica.

Resumo

Este trabalho pretende discutir a importância da investigação dos processos históricos na ciência antropológica. Uma vez que esta ciência tem como princípio o estudo da cultura, ela não pode se isentar, ou mesmo deixar de lado, a questão da mudança cultural, uma vez que tal mudança ocorre no decurso temporal de uma história. Assim, buscar-se-á refletir sobre o papel que os processos históricos desempenharam nas teorias antropológicas de quatro importantes figuras da história da antropologia: Edward B. Tylor, Franz Boas, Eric Wolf e Marshall Sahlins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederick Gomes Alves, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em História-bacharelado pela Universidade Federal de Goiás. É mestre pela mesma instituição. Atua na área de Teoria e filosofia da história com ênfase em História global e world history. Tem interesse nas áreas de Filosofia da Cultura, Teoria da Globalização e História dos Sistemas de Pensamento. Doutorando em História pela UFG.

Bolsista CAPES

Publicado
2013-12-31
Como Citar
Alves, F. G. (2013). A natureza dos processos históricos na Antropologia: o estudo da mudança cultural. Revista Espaço Acadêmico, 13(152), 67-76. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/22234