Ante a sombra de Marx: silogismo hegeliano em Burocracia e Ideologia

  • Elcemir Paço-Cunha Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: Tragtenberg, Hegel, Marx, Estado, Burocracia

Resumo

O artigo explora a presença da influência de Hegel na principal obra de Tragtenberg, Burocracia e Ideologia. A análise se concentra nas problemáticas derivadas da Filosofia do direito, sobretudo a forma silogística Estado-Burocracia-Sociedade. O texto mostra que a despeito da leitura das críticas marxianas endereçadas à filosofia especulativa, Tragtenberg aceita parcialmente a aparente universalidade do Estado e a determinação da burocracia como meio termo na relação com a sociedade civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elcemir Paço-Cunha, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais; docente do Departamento de Ciências Administrativas, Programa de Pós-Graduação em Direito e Programa de Pós-Graduação em Serviço Social na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).

Publicado
2013-10-27
Como Citar
Paço-Cunha, E. (2013). Ante a sombra de Marx: silogismo hegeliano em Burocracia e Ideologia. Revista Espaço Acadêmico, 13(150), 26-38. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/22257
Seção
DOSSIÊ - Atualidade do pensamento de Maurício Tragtenberg (Orgs: Deise L. Ferraz, Elcemir Paço-Cunha e José H. de Faria)