A Caixa de Pandora: algumas considerações sobre os protestos de inverno em São Paulo (2013)
Resumo
Inicialmente desfraldada cidade de São Paulo, uma onda catártica que repentinamente assolou o país no inverno de 2013, com brados nacionalistas que redundam no bordão, o "gigante acordou", mostrou-se como um ímpeto difuso por "mudanças" nas políticas sociais, calcadas no descontentamento da realidade cotidiana. Todo o crescimento das manifestações teve como ponto central uma reivindicação pontual, ou seja, a ênfase na redução de tarifa dos meios transportes públicos. Percebe-se o pragmatismo circunstancial deste tipo de clamor popular se comparado a tantas outras supostamente mais relevantes e contundentes já circulantes na vida cotidiana da cidade paulistana. A questão pertinente é: por que uma questão aparentemente “menor” elevou-se tamanha comoção social e quem se beneficia realmente com estas manifestações? Como são episódios muito recentes, algumas lições que devemos nos esforçar com maior desprendimento, no calor do momento, na tentativa de compreender tal repentino fenômeno.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.