A Caixa de Pandora: algumas considerações sobre os protestos de inverno em São Paulo (2013)

  • Wellington Fontes Menezes Universidade Estadual Paulista - Campus Marília
Palavras-chave: governo Dilma, lutas sociais, manifestações populares, violência, políticas públicas, conservadorismo.

Resumo

Inicialmente desfraldada cidade de São Paulo, uma onda catártica que repentinamente assolou o país no inverno de 2013, com brados nacionalistas que redundam no bordão, o "gigante acordou", mostrou-se como um ímpeto difuso por "mudanças" nas políticas sociais, calcadas no descontentamento da realidade cotidiana. Todo o crescimento das manifestações teve como ponto central uma reivindicação pontual, ou seja, a ênfase na redução de tarifa dos meios transportes públicos. Percebe-se o pragmatismo circunstancial deste tipo de clamor popular se comparado a tantas outras supostamente mais relevantes e contundentes já circulantes na vida cotidiana da cidade paulistana. A questão pertinente é: por que uma questão aparentemente “menor” elevou-se tamanha comoção social e quem se beneficia realmente com estas manifestações? Como são episódios muito recentes, algumas lições que devemos nos esforçar com maior desprendimento, no calor do momento, na tentativa de compreender tal repentino fenômeno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Fontes Menezes, Universidade Estadual Paulista - Campus Marília
Bacharel e Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Marília.
Publicado
2014-05-16
Como Citar
Menezes, W. F. (2014). A Caixa de Pandora: algumas considerações sobre os protestos de inverno em São Paulo (2013). Revista Espaço Acadêmico, 14(157), 67-81. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/22391