Perspectivas de análise da obra 1984 de George Orwell sob a ótica dos direitos fundamentais de terceira geração

  • Francieli Puntel Raminelli Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Direito e Literatura, Novos Direitos, Direito à qualidade de vida, Novas Tecnologias da Informação e da comunicação, Direitos das biotecnologias.

Resumo

O Direito pode apresentar muitas similitudes com obras literárias que retratam a sociedade, ainda que estas sejam fictícias. É o caso do livro 1984, de George Orwell, que apresenta uma sociedade extremamente opressora, em que o ser humano é apenas algo a ser controlado pelo Estado. Neste contexto, direitos humanos fundamentais não somente sofrem violações: eles sequer são reconhecidos. Por este motivo, os objetivos deste artigo são apresentar os direitos humanos fundamentais de terceira geração, nos quais se inserem os “novos direitos”, relacionando-os àquela sociedade apresentada por Orwell. Para tanto, utilizou-se do método de abordagem dedutivo e, para o procedimento, dos métodos histórico e comparativo. Conclui-se que, se a obra ficcional apresenta um cenário absolutamente chocante em termos de violação de direitos de terceira geração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francieli Puntel Raminelli, Universidade Federal de Santa Maria
Mestranda da Universidade Federal de Santa Maria, no programa de pós-graduação em Direito, com ênfase em Direitos Emergentes da Sociedade Global. Graduada em Direito pela mesma Instituição (2013), tendo recebido Láurea Acadêmica por destaque no ensino, na pesquisa e na extensão. Integrante do Núcleo de Direito Informacional (NUDI), inscrito no CNPQ, com atuação na linha de pesquisa Ativismo Digital e as Novas Mídias: desafios e oportunidades da cidadania global e (Des)controle da blogosfera: entre a regulação e a censura no ciberespaço. Membro do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI). Advogada inscrita na OAB/RS sob o número 89.174. Bolsista CAPES.
Publicado
2014-04-30
Como Citar
Raminelli, F. P. (2014). Perspectivas de análise da obra 1984 de George Orwell sob a ótica dos direitos fundamentais de terceira geração. Revista Espaço Acadêmico, 13(156), 127-139. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/22732