Sucessão geracional: garantindo-se renda continuaremos a ter agricultura familiar?
Resumo
O rural brasileiro tem enfrentado nas últimas décadas um processo de despovoamento no qual a saída dos jovens é um dos fatores importantes. A ausência dos jovens coloca em risco a sucessão geracional da agricultura familiar. Diversos estudos tem observado a importância da renda para a sucessão geracional, pois a a baixa rentabilidade, ou a insatisfação com a renda, contribui na geração de interesse dos sucessores em não permanecer no campo. Esse artigo tem como objetivo discutir as relações entre a renda familiar e a sucessão geracional a partir de uma perspectiva que compreende o processo de decisão e ação dos jovens rurais inseridos no espaço geográfico. Acredita-se que as rendas obtidas influenciam na decisão e ação dos jovens rurais, pois essas se dão em um contexto social que visa também metas econômicas, no entanto são influenciadas por outros fatores, como aprovação, poder e sociabilidades.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.