A estrela dançante em nós: aproximações entre Arte e Psicologia

  • Sonia Regina Vargas Mansano Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Alejandra Astrid León Cedeño Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: Psicologia, Arte, Resistência

Resumo

Provocar um diálogo entre arte e psicologia foi o principal objetivo deste artigo. Dentro das diferentes práticas realizadas na área de psicologia, acreditamos que a arte possa ser uma parceira na produção de conhecimentos e sensibilidades para a transformação social ou, mais precisamente, para a multiplicação de microtransformações cotidianas com as quais a psicologia pode contribuir. Para mostrar que essa aliança é possível, dividimos o presente trabalho em três momentos: quando a arte e a psicologia se encontram; quando o cotidiano pode ser experimentado artisticamente e, por fim, a resistência como arte de viver. Deste diálogo e suas conexões, interessou-nos sublinhar aquilo que ganhamos quando expandimos os horizontes de intervenção e produção de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Regina Vargas Mansano, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Pós-doutorado em Psicologia Clínica pela PUC/SP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina.

Alejandra Astrid León Cedeño, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Psicologia Social pela PUC/SP. Docente do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina.

Publicado
2014-02-02
Como Citar
Mansano, S. R. V., & Cedeño, A. A. L. (2014). A estrela dançante em nós: aproximações entre Arte e Psicologia. Revista Espaço Acadêmico, 13(153), 17-25. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/22750
Seção
DOSSIÊ - Temas Contemporâneos em Psicologia (Org.: Rafael Bianchi Silva)