História e Literatura: considerações a respeito de um eterno dilema
Resumo
O presente artigo tem como objetivo trazer considerações a respeito da problemática relação entre a história e a literatura, evidenciando que há um segmento de estudiosos que trazem ambas como campos muito próximos, por vezes até mesmo únicos, o que leva a acalorados debates acerca da própria especificidade da História, e os limites que sua escrita tem se comparados às narrativas de ficção. Para isso, mostramos aqui como se dá essa problemática, além de trazer alguns dos principais nomes envolvidos nessa batalha pela própria sobrevivência da história, pelo menos aquela que ainda guarda resquícios da disciplina forjada nos idos do século XIX, nascida sobre uma base pretensamente científica, e que a todo momento se vê questionada. Assim, o que buscamos aqui é trazer um panorama desse debate que coloca história e literatura lado a lado, e todos os problemas e indagações que essa proximidade acarreta.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.