História e Literatura: considerações a respeito de um eterno dilema

  • Luis Fernando Tosta Barbato Departamento de História/Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Palavras-chave: Teoria da História, História e Literatura, Interdisciplinaridade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo trazer considerações a respeito da problemática relação entre a história e a literatura, evidenciando que há um segmento de estudiosos que trazem ambas como campos muito próximos, por vezes até mesmo únicos, o que leva a acalorados debates acerca da própria especificidade da História, e os limites que sua escrita tem se comparados às narrativas de ficção. Para isso, mostramos aqui como se dá essa problemática, além de trazer alguns dos principais nomes envolvidos nessa batalha pela própria sobrevivência da história, pelo menos aquela que ainda guarda resquícios da disciplina forjada nos idos do século XIX, nascida sobre uma base pretensamente científica, e que a todo momento se vê questionada. Assim, o que buscamos aqui é trazer um panorama desse debate que coloca história e literatura lado a lado, e todos os problemas e indagações que essa proximidade acarreta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Fernando Tosta Barbato, Departamento de História/Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Graduado e Mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas, atualmente cursa doutorado em História Cultural também pela Unicamp. Possui diversas participações e publicações na área de História do Brasil Imperial, com ênfase especial para os tema natureza, clima, raça e identidade nacional.
Publicado
2014-07-03
Como Citar
Barbato, L. F. T. (2014). História e Literatura: considerações a respeito de um eterno dilema. Revista Espaço Acadêmico, 14(158), 94-102. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/22762
Seção
teoria e metodologia da história