Projeto PAC “Contorno Norte” de Maringá: os impactos da obra e o aprofundamento do processo de segregação socioespacial na Região Metropolitana de Maringá

  • Felipe Fontana Programa de Pós-graduação em Ciência Sociais da UEM (2011 - 2013). Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFSCar. (Atual).
  • Fernanda Martins Valotta Universidade Estadual de Maringá - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.
Palavras-chave: PAC-Contorno Norte, Espaço Urbano, Maringá, Segregação Socioespacial, Sociologia Urbana.

Resumo

Uma construção com a magnitude estrutural e contábil como o Anel Viário PAC-Contorno Norte do município de Maringá não deve ser justificada apenas por seus fins econômicos. Preocupados com esta fundamental questão, os pesquisadores do Observatório Nacional das Metrópoles – Núcleo Região Metropolitana de Maringá realizaram pesquisas nas regiões que sofreram diretamente com os impactos desta obra. Este artigo apresentará os dados oriundos da aplicação de questionários nos bairros localizados no entorno deste Anel Viário. Tais questionários tinham o objetivo de revelar as transformações e as expectativas dos moradores fixados nessas localidades. Os resultados obtidos com a pesquisa mostram a insatisfação da população acerca da obra, o fato da mesma não ter sido consultada acerca desta edificação e as mudanças em toda a vida cotidiana de cada indivíduo que ali habita. Tomando como pressuposto que a produção das cidades se dá através de complexos processos que impactam diretamente a vida da população, nossos dados e análises se deterão sobre a constituição e reprodução do espaço urbano de Maringá no contexto das obras do PAC-Contorno Norte de Maringá.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Fontana, Programa de Pós-graduação em Ciência Sociais da UEM (2011 - 2013). Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFSCar. (Atual).
ou Cientista Social formado pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (DCS UEM) e me titulei como Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais desta mesma instituição (PGC UEM). Tenho experiência no campo da Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica. Contudo, minhas principais pesquisas após a graduação se vinculam ao Pensamento Social e Político Brasileiro. Fui bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) e nesse período desenvolvi uma pesquisa ligada ao pensamento durkheimiano que tinha por objetivo contrapor alguns conceitos e pressupostos do intelectual francês com determinados estereótipos criados e ratificados por certos comentadores de seu pensamento. No mestrado, me dediquei ao estudo profundo dos vínculos existentes entre o pensamento de Oliveira Vianna e o de Émile Durkheim; ou seja, investiguei as apropriações realizadas pelo pensador brasileiro em relação a determinados conceitos e noções existentes no pensamento do sociólogo francês. Atualmente, me encontro em processo de doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (PPG-Pol/UFSCar). Nesse sentido, minha atenção está voltada ao trabalho desenvolvido por Oliveira Vianna como consultor jurídico no Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio entre os anos de 1932 e 1940. Para além da valiosa compreensão das especificidades inerentes ao trabalho desenvolvido pelo intelectual fluminense, também estou interessado em compreender os vínculos entre o pensamento do sociólogo brasileiro e o conteúdo de seus pareceres e relatórios encaminhados para esta instituição; ou seja, atento para a necessidade de entender os vínculos existentes entre a teoria constituída por esse importante pensador brasileiro nas suas mais variadas obras e a prática desenvolvida por ele no Estado Brasileiro. Além disso, tenho experiência na área de Sociologia Urbana, Políticas Habitacionais e Planejamento Urbano.
Fernanda Martins Valotta, Universidade Estadual de Maringá - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.
Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá; Mestre em Ciências Sociais /UEM. Atuando principalmente nas seguinte áreas: Políticas Públicas, Sociologia Urbana e Sociologia da Violência . Pesquisadora assistente do Observatório das Metrópoles - Núcleo Região Maringá; Integrante do projeto " Organização Social do Território e Criminalidade Violenta " -INCT. Atua ainda na modalidade de Educação à Distância desempenhando a função de tutoria em cursos de graduação ofertados pela Universidade Estadual de Maringá.
Publicado
2014-04-08
Como Citar
Fontana, F., & Valotta, F. M. (2014). Projeto PAC “Contorno Norte” de Maringá: os impactos da obra e o aprofundamento do processo de segregação socioespacial na Região Metropolitana de Maringá. Revista Espaço Acadêmico, 13(155), 106-122. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/22797