Possibilidades de diálogo entre psicanálise e educação

  • Fábio Sagula Oliveira UNESP - MARÍLIA
Palavras-chave: Ética, Psicanálise, Relação Professor-Aluno, Aprendizagem

Resumo

Sabemos que a Psicanálise possibilita mudanças de perspectiva na compreensão dos fenômenos humanos, ao postular a existência do Inconsciente e, com isso, de uma série de razões e conflitos nos quais se pautam - mesmo que não o saibamos - nossas ações. Expandindo o raio de ação da Psicanálise para o contexto pedagógico, mais especificamente nas relações de ensino e aprendizagem, o presente texto traz a problemática do possível diálogo entre a Psicanálise e as Práticas Educativas. Iniciando a discussão retomando obras de referência no assunto, em especial, Millot (2001) e Kupfer (1997 e 2013), exploraremos o ponto de vista destas autoras acerca das possibilidades e limites da aproximação da Psicanálise dos acontecimentos em sala de aula. Feito isso, passaremos para uma contextualização do ambiente escolar, levando em consideração problemáticas atuais como a violência, a indisciplina e a falta de interesse/perspectiva para, finalmente, apresentarmos o que entendemos por possibilidades de intervenção psicanalítica na escola.

 

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Biografia do Autor

Fábio Sagula Oliveira, UNESP - MARÍLIA
Psicólogo, Mestre em Psicologia, Especialista em Teoria Psicanalítica, Docente, Supervisor de estágio, Doutorando em Educação.
Publicado
2014-02-04
Como Citar
Oliveira, F. S. (2014). Possibilidades de diálogo entre psicanálise e educação. Revista Espaço Acadêmico, 13(153), 26-35. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/22837
Seção
DOSSIÊ - Temas Contemporâneos em Psicologia (Org.: Rafael Bianchi Silva)