Corpo e trabalho na educação emancipatória da sexualidade

  • Aurélio Bona Júnior Universidade Estadua ldo Paraná
Palavras-chave: educação da sexualidade, corporeidade, emancipação.

Resumo

O presente texto é um estudo sobre o corpo em perspectiva emancipatória. Apresenta três matrizes teórico-epistemológicas que tem embasado as discussões educacionais sobre a sexualidade – médico-biologicista, pós-estruturalista ou neoliberal e histórico-crítica ou dialética – posicionando-se na última delas. Na primeira parte analisa como as formas de trabalho capitalistas têm desumanizado o ser humano por meio de seu corpo e na segunda aponta formas de se pensar o corpo como subsídio para uma proposta emancipatória de educação da sexualidade. Aproxima-se de Marx por meio da ontologia do ser social de Lukács, de onde retira as principais considerações sobre a importância do trabalho na construção social do ser humano. Conclui que uma educação que se queira voltada à preparação dos indivíduos para a vivência plena da cidadania não pode prescindir de educar os corpos das pessoas para o trabalho, fundamento da construção da subjetividade, e para a sexualidade, fundamento da construção da intersubjetividade.

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Biografia do Autor

Aurélio Bona Júnior, Universidade Estadua ldo Paraná
Doutor em Educação; Mestre em Educação; Graduado em Filosofia; Professor Adjunto de Filosofia da Educação na Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
Publicado
2014-02-04
Como Citar
Bona Júnior, A. (2014). Corpo e trabalho na educação emancipatória da sexualidade. Revista Espaço Acadêmico, 13(154), 31-42. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/22855
Seção
DOSSIÊ - Corpo, Sexualidade e Gênero: a educação sexual como possibilidade emancipatória (Profa. Dra. Claudia Bonfim)