Cuzco: a dessacralização da cidade imperial dos incas no romance de José María Arguedas

  • Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima UNIGRANRIO
  • Vera Lúcia Teixeira Kauss UNIGRANRIO
Palavras-chave: Arguedas, Cuzco, Imaginário

Resumo

Esse texto tem seu embasamento nas leituras e pesquisas que tiveram início em Cursos de Mestrado e Doutorado, culminando nas pesquisas hoje em um Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar. Desde então, as leituras sobre a construção de uma América Latina mestiça e extremamente rica, mesmo empobrecida por diversos fatores de exploração que tiveram início com a chegada dos europeus ao continente, continuam a fazer parte dos estudos, projetos, aulas que estão sendo desenvolvidos. Os Rios profundos, o romance de José Maria Arguedas (1911-1969) que teve a primeira edição em 1958, começa nos apresentando Cuzco, a capital do império incaico, cidade considerada sagrada pelos indígenas. Sua fundação, em que se confundem a história concreta e a formação social do povo inca com o imaginário e o simbólico do homem andino, nos remete ao mito de origem desse povo em suas várias maneiras de ser apresentado. Com o processo colonizador implantado pelos espanhóis, acontece a construção de Lima, que passa a ser a capital do Peru. Para os descendentes do incanato essa mudança é aceita como uma divisão: Cuzco continuou a ser considerada a capital do império para eles. O presente artigo pretende apresentar a maneira pessoal de José María Arguedas olhar para a cidade sagrada dos incas em seus textos, sendo que, nesse artigo, a abordagem será feita a partir do romance Los ríos profundos, apenas.

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Biografia do Autor

Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima, UNIGRANRIO
Pós Doutora pelo Programa de Pós Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2006), tendo nos anos de 2003 e 2004 feito seu Doutorado Sanduíche no Instituto de Urbanismo de Paris, Universidade de Paris XII. É Bacharel e Licenciada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), Mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A - UNIGRANRIO/FUNADESP. Membro da Diretoria da ANINTER-SH. Atualmente é Professora e Pesquisadora da Escola de Ciências, Educação, Letras, Artes e Humanidades da UNIGRANRIO, onde coordenou em 2009 o Curso de História e foi Professora do Programa de Mestrado Profissional de Ensino de Ciências na Educação Básica de 2007 ao primeiro semestre de 2010, desenvolvendo pesquisas nas áreas de Ensino de Ciências, Educação e Cidadania e Filosofia das Ciências. Hoje na UNIGRANRIO atua como docente no Curso de Graduação em História e no Programa de Pós Graduação em Letras e Ciências Humanas, Curso que também Coordena. Tem experiência nas áreas de História e Sociologia Urbana, Sociologia da Educação, Cidade e Patrimônio e desenvolve no momento pesquisas nas áreas de Patrimônio, História e Literatura, séculos XX e XXI.
Vera Lúcia Teixeira Kauss, UNIGRANRIO
Possui graduação em Letras pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (1979), graduação em Licenciatura Plena e Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa; mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Professora de Literatura Comparada na UNIGRANRIO, graduação e Mestrado. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira e hispano-americana, identidade étnica e cultural, indianismo e indigenismo, memória, literatura indígena.
Publicado
2014-04-16
Como Citar
Lima, J. de C. P., & Kauss, V. L. T. (2014). Cuzco: a dessacralização da cidade imperial dos incas no romance de José María Arguedas. Revista Espaço Acadêmico, 13(156), 154-163. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/23069