Contribuição das intervenções acadêmicas sobre educação afetiva-sexual emancipatória para a formação de uma visão emancipatória da sexualidade de futuros docentes

  • Claudia Ramos de Souza Bonfim Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (Docente) e Universidade Estadual de Campinas (Pesquisadora Colaboradora)
Palavras-chave: Educação Afetivo-Sexual, Consciência Corporal, Formação Docente

Resumo

O presente estudo é qualitativo de caráter bibliográfico e com aporte de campo. Objetiva-se analisar a contribuição das intervenções acadêmicas sobre educação afetivo-sexual emancipatória para a formação docente. Buscou-se através de palestras e oficinas contribuir para uma vivência qualitativa, saudável e prazerosa da sexualidade pautada na ética, na humanização, livre de dogmas, preconceitos e tabus, fundamentando-se especialmente em  Louro, Nunes e Silva  e Bonfim entre outros autores que abordam a temática. Os resultados sugerem que, as palestras e oficinas pautadas numa educação afetivo sexual emancipatória contribuíram significativamente para o entendimento da importância do desenvolvimento da consciência corporal e de uma visão histórico-crítica da sexualidade, pois nos dados coletados na pesquisa, os futuros docentes declararam após as intervenções realizadas, perceberem a necessidade da compreensão sexualidade desde a infância e ressaltaram um enriquecimento em sua formação docente e humana através dos conhecimentos adquiridos e das  técnicas vivenciadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Ramos de Souza Bonfim, Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (Docente) e Universidade Estadual de Campinas (Pesquisadora Colaboradora)
Pós-Doutoranda em Educação - Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas (FE - UNICAMP), no Grupo de Estudos HISTEDBR. Doutora em Educação, na área de História, Filosofia e Educação pela UNICAMP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas Paideia - Faculdade de Educação - UNICAMP - http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=1026299512807183 Autora dos livros: Educação Sexual e Formação de Professores: da educação sexual que temos à educação que queremos (Editora UFPB, 2010) e do livro "Desnudando a Sexualidade" (Editora Papirus, 2012). É professora universitária atuando como docente titular na Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (PR) nos cursos de Pedagogia, Licenciatura em Educação Física e Administração. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sexualidade GEPES da Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco. Mestre em Educação e Licenciatura plena em Biologia, Especialização em Metodologia e Didática do Ensino pela UENP-FAFICOP - Universidade Estadual do Paraná - Campus Cornélio Procópio. Foi vice-presidente da Associação Brasileira para a Educação Sexual - ABRADES (2009-2012). Foi tutora - EAD no curso Pós-graduação EAD - Teleduc (UNICAMP) no curso de Gestão Educacional: Abordagem Histórica (2006), fez estágio docente no curso de Pedagogia da UNICAMP (2006), na disciplina de História da Educação II. Possui Tem experiência como professora e Orientadora de em cursos de Especialização, Pós-graduação lato-sensu . Disciplinas ministradas na especialização": Metodologia e Didática do Ensino Superior, Metodologia e Didática do Ensino de Meio Ambiente, Metodologia da Pesquisa Científica, Fundamentos Sociais, Históricos e Filosóficos da Educação Brasileira, Avaliação Educacional, História da Arte na perspectiva da Educomunicação. Nos cursos de especialização da UENP FAFICOP - IEPE contou com inúmeros trabalhos como orientadora de monografia. Tem experiência na área administrativa-pedagógica e na Docência, principalmente entre os seguintes temas: Educação Sexual, Diversidade, Ética e Educação, História da Educação, Filosofia da Educação, Didática e Metodologia do Ensino, Avaliação, Gênero, Educação Afetiva e Sexual, Ética, Estética e Humanização da Educação. Conta com diversos artigos publicados e apresentações de trabalhos em Congressos na área da educação, Filosofia e Políticas Educacionais.
Publicado
2014-03-06
Como Citar
Bonfim, C. R. de S. (2014). Contribuição das intervenções acadêmicas sobre educação afetiva-sexual emancipatória para a formação de uma visão emancipatória da sexualidade de futuros docentes. Revista Espaço Acadêmico, 13(154), 54-65. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/23192
Seção
DOSSIÊ - Corpo, Sexualidade e Gênero: a educação sexual como possibilidade emancipatória (Profa. Dra. Claudia Bonfim)