Nos trilhos da modernidade: os efeitos da reforma Agache na circulação pelo Rio de Janeiro

  • Nilton Rodrigues Junior Faculdade Cenecista da Ilha do Governador
Palavras-chave: Reforma urbana, Alfred Agache, Capitalismo, Bonde, Representações, Rio de Janeiro.

Resumo

A reforma proposta pelo arquiteto Alfred Agache na década de 1930 para o Rio de Janeiro possibilitou uma nova forma de representar a cidade. O centro da capital federal antes ocupado por comerciantes, ambulantes, mendigos e moradores, foi sendo “limpo” para se tornar um espaço privilegiado para a circulação das representações sociais capitalistas. Antes desejado, o Centro passou a ser cercado por essas representações, construindo um imaginário citadino paradoxal de atratividade e de repulsa. Neste movimento, os dois elementos fundamentais foram a circulação, feita por meio dos bondes, e as novas formas de construir, principalmente as fachadas. O objetivo é refletir a respeito da circulação de pessoas pelo Centro e da formação das representações construídas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilton Rodrigues Junior, Faculdade Cenecista da Ilha do Governador
Pós doutorado em Antropologia Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Antropologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia. Mestre em Antropologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula. Professor, Coordenador de Núcleo e Membro do Conselho Geral do Pré Vestibular para Negros e Carentes 1994-1998. Autor do Álbum da Família Portelense: Histórias e Imagens. Professor Adjunto e Coordenador Institucional de Iniciação Científica da Faculdade Cenecista da Ilha do Governador. Professor-conteudista do curso de Formação Continuada para Professores da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: relações raciais, religião, educação e antropologia do direito. (Texto informado pelo autor)
Publicado
2014-07-04
Como Citar
Rodrigues Junior, N. (2014). Nos trilhos da modernidade: os efeitos da reforma Agache na circulação pelo Rio de Janeiro. Revista Espaço Acadêmico, 14(158), 103-111. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/23455