O Estado contra a sociedade civil? O problema da centralização da representação pelo Estado nacional na Ciência Política brasileira
Resumo
Esse artigo realiza análise bibliográfica da produção de Ciência Política brasileira acerca do problema da centralização da representação política no Brasil. Segundo extensa produção bibliográfica, a representação política no Brasil foi centralizada pelo Estado, promovendo uma inação dos diversos possíveis grupos de interesse, que deixaram de agir em defesa de suas preferências ou nem mesmo se constituíram. Deste modo, nessa concepção, a sociedade civil seria dependente do Estado, incapaz de organizar-se livremente e exercer pressão. Por outro lado, verifica-se a existência de uma literatura que se opõe à essas conclusões, verificando a existência de relações plurais mesmo com o corporativismo promovido pelo Estado nacional. Aqui, e este é o objetivo do artigo, são confrontadas essas duas concepções, verificando que enquanto a primeira literatura mira os problemas da burocratização da política brasileira, parte da literatura atual defende uma maior participação do Estado para contextos como o brasileiro.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.