O sudoeste paranaense e a Doutrina de Segurança Nacional: a geopolítica em tempos de ditadura
Resumo
Em decorrência das rememorações dos 50 anos do golpe civil-militar e da implantação da ditadura militar no Brasil em abril de 1964, propõe-se para o presente artigo uma análise sobre as relações geopolíticas que o regime manteve para com o sudoeste do Paraná. Por meio da investigação de um documento produzido pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), intitulado “O sudoeste paranaense e a Segurança Nacional”, para um ciclo de estudos realizados em 1970 na cidade de Curitiba, procurar-se-á problematizar tal documento à luz dos históricos problemas referentes à posse da terra no sudoeste do Paraná. Com autoria de Affonso Jorge Von Trompowsky (Coronel R-1 de Artilharia e chefe de Distrito de Terras do Paraná e Santa Catarina (DFZ-01/IBRA), a pequena cartilha mostra, de antemão, a importância atribuída pelos militares ao espaço sudoestino.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.