O sudoeste paranaense e a Doutrina de Segurança Nacional: a geopolítica em tempos de ditadura

  • Jonathan Marcel Scholz Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Palavras-chave: sudoeste paranaense, ditadura militar, geopolítica

Resumo

Em decorrência das rememorações dos 50 anos do golpe civil-militar e da implantação da ditadura militar no Brasil em abril de 1964, propõe-se para o presente artigo uma análise sobre as relações geopolíticas que o regime manteve para com o sudoeste do Paraná. Por meio da investigação de um documento produzido pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), intitulado “O sudoeste paranaense e a Segurança Nacional”, para um ciclo de estudos realizados em 1970 na cidade de Curitiba, procurar-se-á problematizar tal documento à luz dos históricos problemas referentes à posse da terra no sudoeste do Paraná. Com autoria de Affonso Jorge Von Trompowsky (Coronel R-1 de Artilharia e chefe de Distrito de Terras do Paraná e Santa Catarina (DFZ-01/IBRA), a pequena cartilha mostra, de antemão, a importância atribuída pelos militares ao espaço sudoestino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathan Marcel Scholz, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Graduado em Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Centro - Oeste (UNICENTRO) e mestre em História, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Publicado
2014-09-08
Como Citar
Scholz, J. M. (2014). O sudoeste paranaense e a Doutrina de Segurança Nacional: a geopolítica em tempos de ditadura. Revista Espaço Acadêmico, 14(160), 78-90. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/23684