Entre o libertário e o estadista: sobre os diálogos democráticos de Antônio Sérgio

  • Maro Lara Martins
Palavras-chave: Portugal, Antonio Sergio, sociologia

Resumo

Da extensa obra de Antônio Sérgio, Diálogos de Doutrina Democrática pode ser considerado exemplo de reflexão política dirigida ao problema específico do poder e seus corolários, a partir de imagens geradas por diferentes esforços de invenção intelectual. Se relacionam ao lugar do narrador, à definição das bases da sociabilidade, aos modelos de justiça e aos critérios de racionalidade, no que diz respeito à ideia de democracia, à Liberdade e autoridade, à ideia de tempo histórico, aos paradigmas e exemplos de política, ao Estado, ao problema da economia capitalista e do cooperativismo, e, às ideias de reforma e revolução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maro Lara Martins
Graduação em História pela Universidade Federal de Viçosa (2004), mestrado em Sociologia pelo Iuperj - Instituto de Pesquisas do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Sociologia pelo IESP-UERJ. Áreas de interesse: História e Sociologia, Pensamento Social e Político Brasileiro, Sociologia dos Intelectuais, Teoria Social, História das Ciências Sociais no Brasil, Associativismo e Intelectuais.
Publicado
2014-09-08
Como Citar
Martins, M. L. (2014). Entre o libertário e o estadista: sobre os diálogos democráticos de Antônio Sérgio. Revista Espaço Acadêmico, 14(160), 04-11. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/23691