Entre o libertário e o estadista: sobre os diálogos democráticos de Antônio Sérgio
Resumo
Da extensa obra de Antônio Sérgio, Diálogos de Doutrina Democrática pode ser considerado exemplo de reflexão política dirigida ao problema específico do poder e seus corolários, a partir de imagens geradas por diferentes esforços de invenção intelectual. Se relacionam ao lugar do narrador, à definição das bases da sociabilidade, aos modelos de justiça e aos critérios de racionalidade, no que diz respeito à ideia de democracia, à Liberdade e autoridade, à ideia de tempo histórico, aos paradigmas e exemplos de política, ao Estado, ao problema da economia capitalista e do cooperativismo, e, às ideias de reforma e revolução.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.