Direito e reprodução humana assistida nas uniões homoafetivas

  • José Márcio Carvalho da Silva Universidade Potiguar (UNP)
  • Ana Carolina Amaral de Pontes Docente da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE
Palavras-chave: Direito de Família, Família, Homoafetividade, Família homoafetiva, Biotecnologia, Direito Médico

Resumo

A reprodução humana assistida em uniões homoafetivas é uma temática envolta em controvérsias na sociedade contemporânea, motico pelo qual o Poder Judiciário frequentemente é acionado no intuito de dirimir os conflitos existentes. Apesar da união de pessoas do mesmo sexo ser uma configuração familiar cada vez mais frequente no Brasil, o ordenamento brasileiro ainda é frágil em relação ao deslinde da questão. A inexistência de mecanismos legais específicos no país coloca o assunto em uma posição vulnerável a questionamentos éticos, morais, médicos, religiosos e sociais. Considerando este cenário de inegável transformação da estrutura familiar, o presente trabalho teve como objetivo principal analisar as repercussões jurídicas da reprodução humana assistida nas uniões homoafetivas. As considerações trazidas por este trabalho sinalizam que mesmo diante de alguns avanços, lacunas importantes necessitam ser preenchidas no âmbito do Direito. Algumas sentenças já foram favoráveis ao reconhecimento da paternidade e maternidade de casais homoafetivos cujos filhos foram gerados por meio de métodos de reprodução assistida, entretanto, as respostas aos dilemas que envolvem esse tipo de cinstituição familiar contemporânea ainda carecem de mecanismos legais mais concretos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Márcio Carvalho da Silva, Universidade Potiguar (UNP)

Bacharel em Direito pela Faculdade Maurício de Nassau/Pernambuco; Especializando em Direito Médico e da Saúde pela Universidade Potiguar (UNP); Assessor Jurídico na Cabez Advogados Associados.

Ana Carolina Amaral de Pontes, Docente da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco; Mestre em Teoria Geral do Direito pela Universidade Federal de Pernambuco; Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Pernambuco; Graduada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco.
Publicado
2014-10-06
Como Citar
Silva, J. M. C. da, & Pontes, A. C. A. de. (2014). Direito e reprodução humana assistida nas uniões homoafetivas. Revista Espaço Acadêmico, 14(161), 57-68. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/23913