A metáfora teatral como representação social para Erving Goffman: um ensaio teórico

  • Danilo Henrique Martins Universidade Federal do Paraná

Resumo

Erving Goffman (1922-1982) desenvolve o estudo da representação baseando-se na metáfora da ação teatral como ponto norteador estrutural de sua exposição. Preocupando-se em ir além das representações teatrais apresentadas no cotidiano, Erving Goffman buscou realizar uma análise das situações dentro das interações, os chamados encontros sociais. Pensar como Goffman desenvolveu seu método torna-se imprescindível para aplicá-lo em futuras pesquisas. O presente ensaio apresentou uma reflexão do pensamento teórico-metodológico de Erving Goffman acerca da metáfora teatral da vida social como palco de atuação tendo como ponto de partida as principais referências bibliográficas que este autor utilizou para sustentar seus argumentos, pois tais autores influenciaram com riqueza o pensamento goffmaniano. O ensaio demonstrou que Goffman não se prendeu a teoria defendida pelos autores de sua referência, mas procurou reinterpretar tais ideias e transformá-las para aplicar em sua própria teoria

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Henrique Martins, Universidade Federal do Paraná
Possui Graduação em Licenciatura Plena em Geografia (2006) pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio (FAFICOP), Especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (2007), pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio (FAFICOP), Especialista em Mídias Integradas na Educação (2013), pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).  Desenvolve pesquisas em Geografia Cultural e Geografia da Religião. Atualmente é Técnico Pedagógico do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte  junto à Equipe de Recursos Humanos e Mediador Escolar na Escola Municipal Júlia Amaral di Lenna, Curitiba, Paraná.
Publicado
2014-11-07
Como Citar
Martins, D. H. (2014). A metáfora teatral como representação social para Erving Goffman: um ensaio teórico. Revista Espaço Acadêmico, 14(163), 141-149. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/24134