A metáfora teatral como representação social para Erving Goffman: um ensaio teórico
Resumo
Erving Goffman (1922-1982) desenvolve o estudo da representação baseando-se na metáfora da ação teatral como ponto norteador estrutural de sua exposição. Preocupando-se em ir além das representações teatrais apresentadas no cotidiano, Erving Goffman buscou realizar uma análise das situações dentro das interações, os chamados encontros sociais. Pensar como Goffman desenvolveu seu método torna-se imprescindível para aplicá-lo em futuras pesquisas. O presente ensaio apresentou uma reflexão do pensamento teórico-metodológico de Erving Goffman acerca da metáfora teatral da vida social como palco de atuação tendo como ponto de partida as principais referências bibliográficas que este autor utilizou para sustentar seus argumentos, pois tais autores influenciaram com riqueza o pensamento goffmaniano. O ensaio demonstrou que Goffman não se prendeu a teoria defendida pelos autores de sua referência, mas procurou reinterpretar tais ideias e transformá-las para aplicar em sua própria teoriaDownloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.