Participação dos movimentos políticos no cenário político eleitoral no Equador

  • Letícia Cristina Bizarro Barbosa CFH/UFSC
Palavras-chave: Equador, movimentos sociais, partido político.

Resumo

O presente artigo resulta parcialmente da pesquisa de doutorado em Sociologia Política que pretende entender a “Revolución Ciudadana” e as transformações necessárias para a construção de uma economia social e solidária no Equador. Aquí apresenta-se uma análise sociológica acerca do cenário político eleitoral do Equador e as mudanças ocorridas com o advento da Constituição de 2008, a crise de representatividade partidária e a participação de movimentos sociais no cenário político como o caso do movimento indígena “Movimiento Unidad Plurinacional Pachakutik - Nuevo Pais (MUPP-NP)”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Cristina Bizarro Barbosa, CFH/UFSC
Doutoranda em Sociologia Política no Centro de Filosofias e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Economia Social pela Universidad Nacional de General Sarmiento (UNGS) de Buenos Aires com bolsa do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). Graduada em Relações Internacionais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Atualmente é professora da UNISUL, colaboradora da Red de Investigadores en Economía Social y Solidaria (RILESS), editora da Otra Economía. Pesquisadora do GIPART - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa de Administração, Relações Internacionais e Turismo na UNISUL e do NESFI - Núcleo de Estudos Sociopolíticos do Sistema Financeiro na UFSC. É pesquisadora/colaboradora do Grupo de Pesquisa em Questões Ambientais e Sustentabilidade na Unisul.
Publicado
2014-11-17
Como Citar
Barbosa, L. C. B. (2014). Participação dos movimentos políticos no cenário político eleitoral no Equador. Revista Espaço Acadêmico, 14(163), 150-161. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/24409