Os conceitos de Público e Privado nas Redes Sociais e suas implicações Pedagógicas

  • Amanda Maciel de Quadros Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Karina Marcon Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Facebook, Privacidade, Modernidade Líquida

Resumo

O presente artigo traz uma reflexão entre o paradoxo da privacidade e publicização dos sujeitos nas redes sociais, principalmente em função de um borramento ou de confusões que ocorrem entre os conceitos de público e privado nesses ambientes. Realizou-se um estudo de caso na rede social Facebook para analisar alguns tópicos dos Termos de Uso e da Política de Privacidade, com os quais os usuários entram em acordo, muitas vezes sem conhecer, quando ingressam nesta rede. Embasados na teoria da Modernidade Líquida de Zygmunt Bauman realizou-se uma discussão que nos levasse à repensar sobre os conceitos de público, privado e privacidade e suas implicações pedagógicas, principalmente quando nos deparamos com uma sociedade líquida e midiatizada, na qual a espetacularização do sujeito é estimulada constantemente.

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Biografia do Autor

Amanda Maciel de Quadros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pedagoga Multimeios e Informática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul  (PUCRS).  Atua na Educação a Distância, Informática Educativa, Inclusão Digital e Inovação Pedagógica. E-mail: amandadequadros@gmail.com

Karina Marcon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEAD/UDESC). Doutoranda em Educação (Bolsista CNPq) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail:karina.marcon@udesc.br

Publicado
2014-08-29
Como Citar
Quadros, A. M. de, & Marcon, K. (2014). Os conceitos de Público e Privado nas Redes Sociais e suas implicações Pedagógicas. Revista Espaço Acadêmico, 14(160), 68-77. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/24485