O “engavetamento” de modelos de ensino superior dentro da universidade pública
Resumo
Este artigo trata das contradições entre modelos de educação superior que se sucedem no Brasil e que convivem de maneira conflitante hoje na universidade brasileira. O conglomerado de instituições isoladas, a universidade integrada e multifuncional e a universidade-empresa, prestadora de serviços. Esse último modelo tenta integrar as instituições de ensino superior às cadeias produtivas dominadas pelo grande capital. As universidades públicas estariam destinadas a prestar serviços de inovação e formar os quadros pesquisadores para tal atividade. A formação de força de trabalho especializada seria tarefa fundamentalmente das universidades privadas. Mas, em todo caso, o ônus dessa formação recairia sobre os estudantes. Esse modelo vem sendo impulsionado a partir dos anos de 1990, com os “manuais de instruções” do Banco Mundial, e nos anos 2000, com as recomendações do FMI e, no caso das universidades ibero-americanas, pela Fundação Universia, patrocinada pelo Banco Santander. A questão que permanece é se a universidade conseguirá organizar as forças produtivas das quais dispõe em torno de objetivos de pesquisa e formação de quadros para um desenvolvimento independente.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.