O cinema e a manipulação das massas

  • Andréa Bittencourt Chaves Universidade Federal do Pará
  • Paulo Sergio Pamplona Frazão Secretaria de Educação do Estado Pará
Palavras-chave: Teoria Crítica, Cinema, Indústria Cultural

Resumo

O presente estudo objetiva discutir o cinema por meio do pensamento de Theodor Wiesegrund Adorno para tanto foi elaborado um levantamento bibliográfico sobre o cinema e a teoria crítica de Adorno. Obtendo como resultado a compreensão do conceito de indústria cultural como produtora de cultura organizada por meio de uma elite deliberadora, a partir de seus interesses, do destino dos consumidores. Assim. É possível concluir que a cultura não provem das massas e sim é um produto da indústria cultural para criação de valores intrínsecos ao capital. Neste sentido, o cinema é o mais eficiente destes meios.

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Biografia do Autor

Andréa Bittencourt Chaves, Universidade Federal do Pará

Doutora em desenvolvimento sócio ambiental -NAEA/UFPA

Professora Associada I-IFCH-UFPA

Paulo Sergio Pamplona Frazão, Secretaria de Educação do Estado Pará

Especialista em História da Amazônia pela Universidade da Amazônia; Professor de Filosofia da Secretaria de Educação do Estado Pará

Publicado
2014-11-10
Como Citar
Chaves, A. B., & Frazão, P. S. P. (2014). O cinema e a manipulação das massas. Revista Espaço Acadêmico, 14(163), 54-65. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/24540