Um olhar neoinstitucionalista para o Programa Bolsa Família

  • Luísa de Azevedo Nazareno Universidade de Brasília
Palavras-chave: transferência condicionada de renda, PBF, neoinstitucionalismo histórico, gestão de políticas públicas.

Resumo

O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência condicionada de renda que vem sendo implementado no Brasil desde 2003 e atinge hoje milhões de famílias, tendo trazido inovações importantes tanto no desenho do programa como em sua gestão. Seus impactos sociais positivos têm sido amplamente discutidos pela literatura, contudo, o PBF também deve ser analisado sob o ponto de vista de inovações institucionais. Neste trabalho, partimos do neoinstitucionalismo histórico para discutir a gestão do PBF e algumas de suas inovações, tais como a criação do Cadastro Único e a gestão compartilhada e descentralizada. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luísa de Azevedo Nazareno, Universidade de Brasília
Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional nesta mesma universidade.
Publicado
2015-03-14
Como Citar
Nazareno, L. de A. (2015). Um olhar neoinstitucionalista para o Programa Bolsa Família. Revista Espaço Acadêmico, 14(167), 95-102. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/24887