Vítimas e monstros: a construção social do adolescente infrator do centro à periferia

  • Marília de Nardin Budó Professora do Mestrado em Direito da Faculdade Meridional (IMED)
Palavras-chave: medo do crime, adolescente em conflito com a lei, meios de comunicação de massa, política criminal, pânicos morais.

Resumo

Adolescentes em conflito com a lei têm sido identificados nos discursos públicos brasileiros como perpetradores dos maiores males à sociedade, sendo defendida a necessidade de um incremento da resposta estatal a eles dirigida. Em parte, essa conclusão resulta da comparação com sistemas de outros países. Diante da tendência de hiperencarceramento de crianças e adolescentes na Inglaterra e nos Estados Unidos, fenômeno referido por parlamentares brasileiros como ponto de partida para mudanças na legislação brasileira, é ela um modelo para o Brasil? Através da utilização do método de abordagem dialético e do método de procedimento comparativo, a presente pesquisa bibliográfica conclui que, tanto nos Estados Unidos quanto na Inglaterra, o aumento do punitivismo decorre em parte do desenvolvimento de uma cultura do medo. A ocorrência de casos excepcionais nos quais crianças perpetraram graves crimes contra a vida foi tomada como uma forma de delimitar um grupo social inteiro como o inimigo a ser combatido. Em razão de seu descolamento da realidade social, tais políticas são veementemente criticadas em seus países de origem. Por serem mais relacionadas à sensação de insegurança do que ao risco real, bem como pela adultização da infância, tal tendência levaria ao retrocesso do direito da criança e do adolescente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília de Nardin Budó, Professora do Mestrado em Direito da Faculdade Meridional (IMED)
Doutora em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Pensamento Político brasileiro pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em direito e em jornalismo pela UFSM. Professora do Mestrado em direito da Faculdade Meridional (IMED).
Publicado
2015-08-31
Como Citar
Budó, M. de N. (2015). Vítimas e monstros: a construção social do adolescente infrator do centro à periferia. Revista Espaço Acadêmico, 15(172), 41-52. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/24959