Democracia de públicos e política informacional para minorias: como os partidos políticos brasileiros usam a internet para se relacionar com minorias políticas

  • Antonio Teixeira de Barros
Palavras-chave: Partidos políticos e internet, Estratégias de comunicação partidária, Visibilidade partidária e minorias, Internet, política informacional e minorias.

Resumo

Analisa como os partidos políticos usam a internet para se comunicar com minorias políticas como mulheres, jovens, movimentos sociais, negritude, índios e o público LGBT. Tais estratégias são utilizadas para a publicidade das legendas, a fim de reforçar a propaganda política dirigida a essas minorias. Essas táticas de relação funcionam como recursos para a divulgação e promoção da imagem pública dos partidos; e ênfase à atuação e opinião das elites partidárias e controle da agenda pelas agremiações. A visibilidade partidária é a principal característica observada. O uso comum de certos padrões e formatos reitera a importância da web na atualidade e de como ela se impõe aos produtores de conteúdos virtuais, incluindo os partidos políticos, que aderiram aos princípios da democracia de públicos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Teixeira de Barros
Docente e pesquisador do Programa de Mestrado em Ciência Política do Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR)
Publicado
2015-02-24
Como Citar
Barros, A. T. de. (2015). Democracia de públicos e política informacional para minorias: como os partidos políticos brasileiros usam a internet para se relacionar com minorias políticas. Revista Espaço Acadêmico, 14(166), 67-83. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/25173