O quê e como ensinar, hoje? Breve ensaio sobre a ética e a epistemologia do ensino a partir da perspectiva de Paulo Freire

  • Filipi Vieira Amorim Doutorando em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA-FURG).
Palavras-chave: Paulo Freire, Ética, Epistemologia, Educação, Formação humana.

Resumo

Diante de uma análise acerca da conjuntura social em que nos inserimos, trata-se de uma discussão teórica e conceitual sobre o sentido de educar, nesta contemporaneidade, com base na ética e na epistemologia do ensino a partir da perspectiva do educador brasileiro Paulo Freire (1921-1997). O ensaio defende a tese de que a formação humana tem servido aos interesses ideológicos que mantém os ideais de exploração do homem pelo homem, por isso, é necessário e salutar revisitarmos a característica ontológica da Educação em suas múltiplas lateralidades. Isso significa que o almejo do texto é a exposição das incongruências entre a ética do capitalismo e a ética do humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipi Vieira Amorim, Doutorando em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA-FURG).
Licenciado em Ciências Biológicas; Mestre em Educação; Doutorando em Educação Ambiental (PPGEA-FURG); bolsista da CAPES.
Publicado
2014-11-24
Como Citar
Amorim, F. V. (2014). O quê e como ensinar, hoje? Breve ensaio sobre a ética e a epistemologia do ensino a partir da perspectiva de Paulo Freire. Revista Espaço Acadêmico, 14(164), 26-34. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/25187