Arte e tecnologia africana no tempo do escravismo criminoso

  • Henrique Antunes Cunha Junior Faced UFC
Palavras-chave: Arte afrodescendente, tecnologia africana no Brasil, conceitos de africanidade e afrodescendência.

Resumo

A formação histórica, cultural e econômica do Brasil pode ser pensada com uma parte significativa da herança africana. Para tal precisamos de mudança de sentido sobre as nossas referências conceituais. Faz-se necessário reconhecer que o eurocentrimo produziu uma falsificação ou pelo menos uma enorme omissão dos africanos na historia da humanidade e do Brasil. Através da adoção dos conceitos de africanidade e afrodescendência se torna possível um enfoque ampliado e pluralista com relação a formação histórica da arte e da tecnologia na historia do Brasil. Permite por uma analise recolhermos que a vida material  e econômica do Brasil colônia e império é um feito de grande relevância da participação de uma mão de obra qualifica e profissionalizada durante a historia africana e cujo conhecimento, pensamento e pratica materializam o escravismo criminoso brasileiro.

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Biografia do Autor

Henrique Antunes Cunha Junior, Faced UFC
Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Membro do Instituto de Pesquisa da Afrodescendencia - IPAD
Publicado
2015-03-11
Como Citar
Cunha Junior, H. A. (2015). Arte e tecnologia africana no tempo do escravismo criminoso. Revista Espaço Acadêmico, 14(166), 104-111. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/25365