Os gêneros textuais e o ensino: as fábulas na perspectiva histórico-crítica

  • Marilene Kaspchak UEM Mestre em Pedagogia
  • Rafael Adelino Fortes UEL - Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Pedagogia Histórico-Crítica, Fábulas, Bakhtin, Ensino-aprendizagem.

Resumo

Este artigo visa apresentar uma prática de planejamento docente-discente na perspectiva histórico-crítica, desenvolvido na disciplina de metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Alfabetização, numa turma de vinte e oito alunos do Curso de Formação de Docentes de uma Instituição pública da rede Estadual do Paraná. A realização da proposta metodológica sobre fábulas consistiu na execução das cinco fases do processo didático-pedagógico proposto por Gasparin (2009), cujo método de investigação e de elaboração do conhecimento científico tem suas bases no materialismo histórico-dialético advindo de Marx. O processo dialético do ensino e aprendizagem exercitado durante as aulas revelou as múltiplas possibilidades de leitura, sendo esta um instrumento de transformação da realidade, paralelamente com essas teorias, foram trabalhados os pressupostos teóricos bakhtinianos (1992; 2003) acerca de gêneros textuais e leitura. 

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Publicado
2014-10-31
Como Citar
Kaspchak, M., & Fortes, R. A. (2014). Os gêneros textuais e o ensino: as fábulas na perspectiva histórico-crítica. Revista Espaço Acadêmico, 14(162), 48-58. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/25468
Seção
DOSSIÊ - Ideologias da Educação Contemporânea (Org.: Felipe Figueira)