Luta por reconhecimento e a formação da identidade na teoria crítica de Axel Honneth

  • Diego Bechi Universidade de Passo Fundo
Palavras-chave: Reconhecimento, Autorrealização, Identidade, Intersubjetividade, Desrespeito, Lutas sociais.

Resumo

O presente artigo explora os principais conceitos que compõe a teoria do reconhecimento de Axel Honneth, a fim de compreender os propósitos imbricados na idéia de luta por reconhecimento e suas contribuições à nova concepção de identidade surgida a partir da modernidade. No padrão pós-convencional, apresentado por Honneth, o indivíduo é reconhecido em sua individualidade. A identidade subjetiva é constituída de forma intersubjetiva e não mais determinada pelo grupo social. O reconhecimento recíproco é condição para a formação prática da identidade, permitindo ao sujeito participar efetivamente na esfera pública. Contudo, por possuir uma estrutura fundamentalmente intersubjetiva, a identidade individual e coletiva é afetada negativamente pelas diferentes situações de desrespeito presente nos processos de interação social. A negação do reconhecimento de modo injustificado, por meio da violação de expectativas normativas de comportamento, da origem a reações emocionais negativas. Por este motivo, as experiências de desrespeito integram a base motivacional da luta por reconhecimento, dando origem ao conflito social. O tema do conflito em Honneth está vinculado aos processos de formação da identidade prática do sujeito e aos progressos na vida social. O conflito social, traduzido na forma de luta por reconhecimento, caracteriza-se como uma expressão altamente positiva, por contribuir significativamente com a autorrealização individual e coletiva.

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Biografia do Autor

Diego Bechi, Universidade de Passo Fundo
Mestre em Educação (UPF) e professor de Ética e Conhecimento da Universidade de Passo fundo (UPF).
Publicado
2015-01-16
Como Citar
Bechi, D. (2015). Luta por reconhecimento e a formação da identidade na teoria crítica de Axel Honneth. Revista Espaço Acadêmico, 14(165), 64-73. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/25642