A (pós)modernidade e suas implicações na governança das empresas a partir das perspectivas genealógicas de Nietzsche e Foucault
Resumo
Este ensaio teórico discute perspectivas epistemológicas alusivas ao modernismo e pós-modernismo e suas implicações na análise organizacional, apresentando algumas idéias precursoras de Nietzsche e Foucault que embasaram desconstruções da racionalidade teórica a partir da constatação de relações de força entre saber e poder que resultam na produção de verdades. Partimos da premissa de que ambos os autores não apenas propuseram certa desestabilização do pensamento dominante da modernidade, como também mostraram como foi possível o desenvolvimento de certa racionalidade amparada na fundação da verdade. Nietzsche é apontado como a principal referência dessa perspectiva genealógica, tendo Foucault, Deleuze, Guattari dentre outros, como autores que deram continuidade a sua perspectiva. Sendo assim, esse trabalho tem o objetivo de retomar a análise da subjetividade organizacional, aproximando os debates epistemológicos ao campo das organizações, discutindo as influências pós-modernas no ambiente organizacional, sob a ótica da governança das corporações. Assim, o estudo inicialmente apresenta as ideias da modernidade, desenvolvendo, a partir de Nietzsche e Foucault, uma ruptura de paradigma que aborda a pós-modernidade nos estudos organizacionais, tratando da globalização no contexto organizacional e, finalmente, analisando as implicações dessas perspectivas na governança das empresas.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.