Paraísos artificiais: alteridades e práticas urbanas.

  • Danilo Pinheiro Universidade de Fortaleza-UNIFOR
  • Jean Souza Anjos Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: drogas, rave, corpo, juventude, espaço urbano.

Resumo

Com base no enredo do filme Paraísos Artificiais, mantendo uma interdependência teórica e conceitual com tal obra cinematográfica e as Ciências Sociais, o ensaio pauta-se em dois momentos. O primeiro centra-se na relação entre corporeidade, sociabilidade e contemporaneidade como prelúdio de uma crítica mais veemente a ser maturada no segundo momento. Neste segundo tópico aborda a relação entre espaço urbano, sociabilidade, drogadição e cultura juvenil. O enredo do filme permanece sempre em plano de fundo para ilustração do arcabouço teórico e como linha condutora dos argumentos. A associação entre indivíduo e drogadição é problematizada para além do espectro das raves, assim como a conturbada relação entre heteronomia e autonomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Pinheiro, Universidade de Fortaleza-UNIFOR
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na linha de pesquisa Ciências Sociais em Saúde. Docente do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (Unifor)
Jean Souza Anjos, Universidade Federal do Ceará
Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO pelo INSTITUTO DE CIÊNCIAS RELIGIOSAS (2005) e graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza (2011). Especialização em Ciências da Religião pelo INSTITUTO DE CIÊNCIAS RELIGIOSAS. Graduando em Ciências Sociais (UFC).
Publicado
2014-12-08
Como Citar
Pinheiro, D., & Anjos, J. S. (2014). Paraísos artificiais: alteridades e práticas urbanas. Revista Espaço Acadêmico, 14(163), 43-49. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/25775
Seção
DOSSIÊ - Paisagens Humanas em Experiências, Grafias e Narrativas (Org.: Profa. Dra. Cristina Maria da Silva)