Nas ondas de uma rádio: a educação como panacéia no discurso de quem diz fazer um Brasil melhor

  • Cláudio Rodrigues da Silva Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: Educação, Trabalho, Ideologia, Políticas educacionais, História da educação.

Resumo

Neste texto, decorrente de estudo documental e bibliográfico, tem-se por objetivo principal apresentar uma sucinta problematização acerca da presença e da concepção de educação patente ou subjacente aos pontos de vista das “personalidades” entrevistadas – e apresentadas como se fossem aquelas que fazem “um Brasil Melhor” – pelo Projeto “Quem faz o Brasil Melhor”, veiculado pela Rádio Jovem Pan ao longo da programação diária durante o primeiro semestre de 2014. A educação, não raramente apresentada como panaceia, permeia os discursos da maioria dos entrevistados. Essa concepção de educação comumente é acompanhada de outras categorias típicas ou recorrentes no ideário neoliberal. Mesmo sendo uma velha tese, a educação enquanto panaceia ainda é recorrentemente apresentada nos discursos hegemônicos como solução para velhos e novos problemas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Rodrigues da Silva, Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista
Mestrado em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília.
Publicado
2015-02-21
Como Citar
Silva, C. R. da. (2015). Nas ondas de uma rádio: a educação como panacéia no discurso de quem diz fazer um Brasil melhor. Revista Espaço Acadêmico, 14(165), 30-40. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/25858