Nas ondas de uma rádio: a educação como panacéia no discurso de quem diz fazer um Brasil melhor
Resumo
Neste texto, decorrente de estudo documental e bibliográfico, tem-se por objetivo principal apresentar uma sucinta problematização acerca da presença e da concepção de educação patente ou subjacente aos pontos de vista das “personalidades” entrevistadas – e apresentadas como se fossem aquelas que fazem “um Brasil Melhor” – pelo Projeto “Quem faz o Brasil Melhor”, veiculado pela Rádio Jovem Pan ao longo da programação diária durante o primeiro semestre de 2014. A educação, não raramente apresentada como panaceia, permeia os discursos da maioria dos entrevistados. Essa concepção de educação comumente é acompanhada de outras categorias típicas ou recorrentes no ideário neoliberal. Mesmo sendo uma velha tese, a educação enquanto panaceia ainda é recorrentemente apresentada nos discursos hegemônicos como solução para velhos e novos problemas sociais.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.