A construção discursiva da grande cidade moderna em Eduardo Galeano

  • Tais Matheus Silva Universidade Estadual Paulista - UNESP
Palavras-chave: Discurso, Crônica, Fetichismo, Espetáculo

Resumo

Este artigo propõe-se a analisar a estratégia utilizada em parte da obra do escritor uruguaio Eduardo Galeano, em que ambienta e nomeia uma série de crônicas em grandes cidades da América, como Nova York, Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires, Quito entre outras. Dita estratégia consiste na vinculação da linguagem artística a outras linguagens das comunicações sociais para construir textualmente o universo ficcional da grande cidade moderna. A partir da construção discursiva de elementos característicos da grande cidade relacionados ao estado anímico dos atores, como a verticalidade, o cinema e o movimento, o objetivo central deste estudo é analisar as estratégias utilizadas no plano de conteúdo do texto a seguir, para discutir as noções de espetáculo e fetichismo mobilizadas nas relações entre a constituição do gênero crônica e a construção ficcional que Galeano faz da cidade de Caracas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tais Matheus Silva, Universidade Estadual Paulista - UNESP
Mestre em Estudos Literários na área de Literatura Espanhola, relativa à História literária e crítica pela Faculdade de Ciências e Letras - UNESP. Graduada em Letras (Português/Espanhol) pela Faculdade de Ciências e Letras -UNESP. Doutoranda em Estudos Literários na Faculdade de Ciências e Letras - UNESP. Desenvolve pesquisa na área de Estudos de Gênero, Literatura Espanhola e Crítica literária.
Publicado
2015-02-12
Como Citar
Silva, T. M. (2015). A construção discursiva da grande cidade moderna em Eduardo Galeano. Revista Espaço Acadêmico, 14(165), 83-90. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/25910