A construção discursiva da grande cidade moderna em Eduardo Galeano
Resumo
Este artigo propõe-se a analisar a estratégia utilizada em parte da obra do escritor uruguaio Eduardo Galeano, em que ambienta e nomeia uma série de crônicas em grandes cidades da América, como Nova York, Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires, Quito entre outras. Dita estratégia consiste na vinculação da linguagem artística a outras linguagens das comunicações sociais para construir textualmente o universo ficcional da grande cidade moderna. A partir da construção discursiva de elementos característicos da grande cidade relacionados ao estado anímico dos atores, como a verticalidade, o cinema e o movimento, o objetivo central deste estudo é analisar as estratégias utilizadas no plano de conteúdo do texto a seguir, para discutir as noções de espetáculo e fetichismo mobilizadas nas relações entre a constituição do gênero crônica e a construção ficcional que Galeano faz da cidade de Caracas.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.