Aproximações de Roger Bastide, Jean Paul Sartre e Simone de Beauvior com o cinema de Orlando Senna: influências da Filosofia e Sociologia nas telas

  • Luis Alberto Gottwald Junior Universidade Estadual de Ponta Grossa
Palavras-chave: Cinema, Existencialismo, Mulher, Marxismo.

Resumo

Em autobiografia, Orlando Senna descreve a importância dos trabalhos de Bastide, Beauvoir e Sartre para sua produção cinematográfica. Essa pesquisa buscou mapear os diálogos que o cineasta faz com o pensamento filosófico existencialista e as aproximações com a sociologia de Bastide no filme Iracema: uma transa amazônica, produzido em conjunto com o produtor Jorge Bodanzky. Dessa forma, foi possível perceber que as leituras construídas no roteiro fílmico e nas ações dos atores indicam a presença da filosofia existencialista atrelada ao pensamento feminista e marxista, o que revela a preocupação em caracterizar o pensamento filosófico dos autores no filme. Por outro lado, a preocupação em retratar a mulher negra e a aproximação de Bastide e Senna com o candomblé reitera a aproximação temática na produção. Assim, verifica-se a posição do cineasta como intelectual de esquerda, produtor de cultura que embasa seu trabalho na Filosofia existencialista.

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Biografia do Autor

Luis Alberto Gottwald Junior, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestrando em História, Cultura e Identidades pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia. Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente, atua como professor de História do Ensino Fundamental II.

Publicado
2015-02-21
Como Citar
Gottwald Junior, L. A. (2015). Aproximações de Roger Bastide, Jean Paul Sartre e Simone de Beauvior com o cinema de Orlando Senna: influências da Filosofia e Sociologia nas telas. Revista Espaço Acadêmico, 14(166), 92-103. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/26259