Marketing e o cidadão como consumidor no mercado de consumo

  • Vanessa Bolico da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS)
Palavras-chave: Marketing, Cidadão, Cliente.

Resumo

O marketing aparece, historicamente, na transição econômica de produção para economia de consumo, quando o que é produzido não é consumido na mesma proporção e vice-versa, surgindo, portanto, um desequilíbrio. Este trabalho retrata uma percepção das mudanças ocorridas no mundo do mercado de consumo a partir das últimas décadas do século XX até os dias atuais. Este estudo se propôs a analisar as características na condição do cidadão que se transforma num mero consumidor ou cliente. Por meio de análises referentes ao cidadão, a mercantilização, o cliente, o marketing e o consumidor. Constitui-se de estudos bibliográficos. Os resultados apresentam que a visão mercantilista ainda é forte, a consciência cidadã não é uma prática da maioria das pessoas. A grande massa está submetida ao consumismo e essa ideia mercantilista está assolando a vida de muitas pessoas. Constata-se, que numa perspectiva mais aberta, as políticas de marketing utilizadas para divulgar produtos e criar necessidades pode, também, ser utilizada para criação de valores e perspectivas sociais importantes para vida coletiva e não só individual. Pode ajudar, através das políticas de marketing de produtos, conscientização da importância de determinados valores nos usos dos produtos.

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Biografia do Autor

Vanessa Bolico da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS)

Pós-Graduanda em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS)

Graduada em Administração pela Universidade de Passo Fundo (UPF)

Publicado
2015-07-03
Como Citar
Silva, V. B. da. (2015). Marketing e o cidadão como consumidor no mercado de consumo. Revista Espaço Acadêmico, 15(171), 01-10. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/26449