Notas sobre educação e simplificação do trabalho

  • Carolina de Roig Catini Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE-UNICAMP), departamento de Ciências Sociais da Educação (DECISE).
Palavras-chave: trabalho, educação, escola, capitalismo, Marx.

Resumo

O presente texto busca apresentar uma interpretação sobre o papel da educação na constituição dos conceitos de trabalho simples e complexo, à luz das análises sobre a tendência de simplificação do trabalho no capitalismo, expostas por Marx em O Capital. Tal tendência coloca em questão uma corrente justificativa da atual crise econômica brasileira, qual seja, a da falta de força de trabalho qualificada para a indústria ou para o setor de serviços. Nesse sentido, procura-se desmistificar o papel comumente atribuído à universalização do ensino e ao progressivo aumento do tempo médio de escolarização, além de apreender as determinações elementares da dinâmica da acumulação de capital relativas à constituição do capital como “abstração real em movimento”, correspondente ao seu impulso de negação do trabalho.

Palavras-Chave: Trabalho, Educação, Escola, Capitalismo, Marx.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina de Roig Catini, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE-UNICAMP), departamento de Ciências Sociais da Educação (DECISE).
Formada em pedagogia (2004), mestre em Sociologia da Educação (2008) e doutora na área de Educação, Estado e Sociedade (2013), todos realizados na Faculdade de Educação da USP. 
Publicado
2015-07-30
Como Citar
Catini, C. de R. (2015). Notas sobre educação e simplificação do trabalho. Revista Espaço Acadêmico, 15(172), 65-76. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/26719