Exotismos próximos: reflexões sobre a cidade moderna na imagem das primeiras favelas cariocas

  • Viviane da Silva Araujo Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Palavras-chave: fotografia, modernidade, habitações populares

Resumo

No Rio de Janeiro, os primeiros anos do século XX foram marcados por uma série de reformas urbanas vinculadas aos objetivos das classes dirigentes de construir uma capital compatível com o nível de civilidade e cosmopolitismo que permitisse inserir não apenas a cidade, como também o país que ela era incumbida de representar, no rol do mundo moderno. Entretanto, o crescimento urbano não acarretou apenas efeitos entendidos como progressos, mas gerou uma cidade ainda mais complexa, heterogênea e conflituosa, características que cada vez mais definiriam a vida na cidade moderna. Este artigo analisa as fotografias de Augusto Malta desde a destruição dos cortiços até o surgimento das primeiras favelas no Rio de Janeiro, com o objetivo de refletir sobre o embate entre as expectativas de construção de um futuro moderno e civilizado e a apreensão de uma realidade multifacetada que parecia cada vez mais imprevisível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane da Silva Araujo, Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Doutora em História pelo programa de pós-graduação em História Social da Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013), Mestre pelo mesmo programa (2008) e graduada em História pela UERJ (2004). Tem desenvolvido pesquisas relacionadas às áreas de História do Brasil e da América Latina, com ênfase na produção fotográfica documental dos séculos XIX e XX. Investiga e possui trabalhos sobre os temas de história urbana, modernidade e representações visuais, identidade local e nacional, identidade latino-americana, história da fotografia e história intelectual. 
Publicado
2015-03-10
Como Citar
Araujo, V. da S. (2015). Exotismos próximos: reflexões sobre a cidade moderna na imagem das primeiras favelas cariocas. Revista Espaço Acadêmico, 14(166), 39-51. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/26910
Seção
DOSSIÊ: Rio de Janeiro 450 anos (Orgs.: Renato Nunes Bittencourt & Viviane da Silva Araujo)