As “geotecnologias populares” a serviço dos cidadãos dos pequenos municípios: o caso de Açailândia, Maranhão

  • Raifran Abidimar de Castro Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA Universidade Federal do Pará - UFPA (NAEA)
Palavras-chave: urbanização, migração, planejamento urbano, ambiente

Resumo

O presente artigo apresenta uma maneira acessível para a população obter informações sobre a urbanização, pois se vive no Brasil um momento de expansão das áreas urbanas em diversos municípios, impulsionado pelo processo de migração que está relacionado com os investimentos públicos e privados. Diversos são os problemas relacionados com a ampliação das áreas urbanas em pequenos municípios, principalmente quando ela ocorre de forma acelerada e sem o acompanhamento dos órgãos públicos responsáveis pelo planejamento e pela gestão destas áreas, o que como se sabe tem suas deficiências na maioria dos municípios brasileiros, cabendo assim, à população a função de acompanhar e fiscalizar esta urbanização, que também é dificultada pela pouca informação. Neste contexto surge a necessidade de serem apresentadas alternativas de fácil acesso, baixo custo (ou nulo) e que possam ser utilizados como ferramentas para que os cidadãos passem a ter meios de obtenção de informações em seus municípios, o que é apresentado neste artigo, utilizando-se de informações espaciais e imagens de satélite disponíveis em softwares gratuitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raifran Abidimar de Castro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA Universidade Federal do Pará - UFPA (NAEA)
Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão - Centro de Estudos Superiores de Imperat (2005), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2009) e doutorando em Desenvolvimento Socioambiental no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA). Atualmente é professor de ensino médio e técnico do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Maranhão. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, planejamento urbano e sensoriamento remoto. Consultor Ad Hoc do Comitê Interno de Avaliação de projetos PIBIC/PIBIT IFMA.Líder do Grupo de Pesquisa ABSaber (Ambiente, Sociedade e Sustentabilidade em Açailândia - MA).
Publicado
2015-09-03
Como Citar
Castro, R. A. de. (2015). As “geotecnologias populares” a serviço dos cidadãos dos pequenos municípios: o caso de Açailândia, Maranhão. Revista Espaço Acadêmico, 15(173), 75-87. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/27348