Dos movimentos sociais e legislação às práticas de ensino includente: flashes da realidade inclusiva de um aluno surdo

  • José Marcos Rosendo de Souza Universidade Estadual da Paraíba.
  • Francisco Vieira da Silva Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Movimentos Sociais, Legislação, Inclusão.

Resumo

Profundas mudanças ocorridas em sociedade, desde a exclusão de surdos até a aceitação desses indivíduos, fizeram com que fossem repensados os seus direitos educacionais. Já que anterior ao advento da igreja (Séc. XVI) esses indivíduos foram marginalizados socialmente, ou sobre o rótulo da loucura, ou com a descrição biológica da incapacidade de ouvir. Diante dos ritos sociais, pelos quais se consolidaram as lutas por direitos iguais, os surdos passaram a ser uma minoria atuante, engessando a reconstrução da Educação, que outrora, também, os excluía. Discutir os movimentos e a legislação inclusiva criticamente torna-se mote principal desse artigo, tendo em vista que a implementação legal e a execução da Educação Inclusiva para Surdos - ação e prática - ainda não apresenta resultados satisfatórios. Percebida a atual conjuntura educacional em termos de políticas inclusivas, através de pesquisa bibliográfica e de campo, nos pautamos, principalmente, em Mantoan (2003) e Mendes e Matos (2014) para o desenvolvimento desse artigo. Esperamos contribuir para a percepção de que há dissonâncias na constituição da legislação inclusiva, pela qual a Educação é um direito constitucional garantido aos indivíduos igualmente, e indistintamente direito à Educação Inclusiva, não deveria haver dicotomias que viabilizem a inclusão numa perspectiva integrativa dos surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Marcos Rosendo de Souza, Universidade Estadual da Paraíba.
Mestre pela Universidade do Estado Rio Grande do Norte.
Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal da Paraíba
Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atualmente, é doutorando do Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua, principalmente, nas seguintes temáticas: Análise do Discurso, mídia e discurso, construção de identidades, bem como a formação de professores numa perspectiva discursiva. Membro do CIDADI- Círculo de Discussões em Análise do Discurso.
Publicado
2016-02-14
Como Citar
Souza, J. M. R. de, & Silva, F. V. da. (2016). Dos movimentos sociais e legislação às práticas de ensino includente: flashes da realidade inclusiva de um aluno surdo. Revista Espaço Acadêmico, 15(178), 76-88. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/27469
Seção
educação & prática de ensino